quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Mensagem do Presidente do Conselho Executivo do Agrupamento


Correspondendo ao convite que me foi formulado pelo Presidente da Associação de Pais da EB1/JI de Creixomil, o qual, desde já agradeço, associo-me através do presente texto ao lançamento deste Boletim Informativo. Como tive oportunidade de afirmar na reunião de lançamento do ano lectivo realizada na escola EB1/JI de Creixomil, o sucesso educativo das nossas crianças resulta em grande medida da articulação que escola e pais forem capazes de estabelece. A educação informal, aquela que se aprende no dia-a-dia com as pessoas do círculo familiar ou de amigos, deve ser assegurada pelos pais e complementada pelos professores e funcionários na escola; a formação académica, que é função da escola, deve ser estimulada e devidamente acompanhada pela família, em casa e na escola. Só através da partilha de informações relativas à evolução destas funções se podem estabelecer os melhores procedimentos para a promoção da aprendizagem e o desenvolvimento da personalidade da criança. Só assim poderemos garantir a aquisição de uma sólida formação académica dos alunos e prepará-los para o exercício pleno de uma cidadania solidária e responsável.Não obstante, o sucesso desta articulação está intrinsecamente relacionado com a capacidade de criar canais de comunicação entre a escola e os pais. Pela base de formação de que é portadora, a escola tem uma responsabilidade acrescida na criação de canais de comunicação bilaterais (reuniões de pais, contactos individuais ou telefónicos, caderneta do aluno, participação em eventos e actividades…). A comunicação escola família é o requisito básico para a existência de distintas formas de envolvimento parental na escola. Quando esta comunicação é assegurada de forma eficaz, os pais têm mais probabilidades de estabelecer uma relação de confiança e um clima de cooperação com a escola, os pais entendem melhor a acção dos professores e acompanham melhor os progressos dos seus filhos. Uma boa comunicação entre a família e o professor facilita a adaptação à escola e a aprendizagem das crianças. É importante que os pais conversem com os seus filhos acerca do que se fez ou aprendeu na escola, porque ao fazê-lo, estão a enviar uma mensagem que é “a escola e o que tu fazes na escola são importantes para mim”. Professores e pais devem construir um processo de confiança mútua assente num objectivo comum o sucesso educativo das nossas crianças. Esta iniciativa da Associação de Pais representa a disponibilização de mais uma canal de comunicação, na qual a escola deverá colaborar, sempre que para tal for solicitada, aportando informações oportunas para a generalidade das famílias. Para terminar, felicito a Associação de Pais por esta brilhante iniciativa, e formulo votos para que esta publicação se traduza num efectivo instrumento de fortalecimento da comunicação entre as famílias e a escola.


Alberto Rodrigues

Presidente do Conselho Executivo do Agrupamento Vertical de Escolas de Vila Cova

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